Antônio Alcântara Pereira

Antônio Alcântara Pereira

Nasceu em 15 de agosto de 1935, na cidade de Érico Cardoso (antiga Água Quente), Bahia, filho de Gregório Francisco Pereira e Raimunda Alcântara Pereira. Estudou até o ensino primário e, ainda jovem, mudou-se para o interior de São Paulo, onde trabalhou nas lavouras antes de retornar à sua cidade natal.

De volta a Érico Cardoso, atuou como diarista na prefeitura por algum tempo e, em seguida, casou-se com Emerlina Jesus Pereira, com quem teve oito filhos. Em 1972, assumiu o cargo de delegado municipal, função que exerceu até 1986, sendo reconhecido por sua dedicação e integridade.

Entre 1988 e 1996, foi eleito vereador, período em que colaborou ativamente com o desenvolvimento local e ajudou a abrir e melhorar estradas importantes do município, como as do Morro do Fogo, Rio da Caixa e Poço Dantas, em parceria com as gestões de Eufrásio Azevedo, Miguel Gomes Tanajura e Antônio Medrado Alcântara. De 1998 a 2004, retornou ao cargo de delegado, desta vez pelo Estado, mas teve de se afastar em razão de nova legislação que exigia concurso público.

Após encerrar sua carreira pública, dedicou-se à produção rural, especialmente ao cultivo de mangas por dez anos, e ainda colaborou com a comunidade ao projetar e melhorar o campo de futebol local. Atualmente aposentado, Antônio continua sendo um exemplo de pessoa genuína, honrada e trabalhadora, confeccionando utensílios de madeira para uso próprio.